História da Nossa Escola



Nossa escola possui uma história de valor reconhecido, é importante que saibamos a origem dessa instituição que representa papel tão relevante na nossa comunidade.

Nossa Coordenadora do Ensino Médio Professora Sonia Marta nos cedeu um arquivo pessoal de valor histórico e sentimental imensurável.

Trata-se de uma matéria publicada no Jornal Diário de Suzano - Edição nº 4.657 – de  11 de outubro de 1997 -  Caderno DS/Escola . Na ocasião, os alunos Rosilene Rita Aparecida Francisco e Elton Milagres Jordão foram os repórteres juntamente com os estudantes Lindomar Inácio Rocha e José Gilliard Arruda Cazé que desempenharam o papel de fotógrafos sob a coordenação da Professora Sonia Marta Nogueira de Mello.
(Cópia digital da matéria publicada no Jornal Diário de Suzano - edição de 11/10/1997)


A matéria que reproduzimos logo abaixo revela a história da nossa escola desde sua origem no ano de 1965. 
__________________________________________________________________________________



“ EEPG PROF. DR. GIOVANNI BATTISTA RAFFO – A ESCOLA E SUA HISTÓRIA”

(Prédio Escolar onde eram ministradas as aulas em 1965)

      A escola do Bairro do Raffo, em 1965, era situada numa fazenda a cerca de 1 km do atual prédio escolar.

     Naquela época era chamada de Escola Isolada do Bairro da Goiabeira, uma escola rural, que funcionava em dois períodos: manhã e tarde, com 1º , 2º e 3º anos anexados (nomenclatura usada para designar as séries na época), isto é, as três séries numa mesma sala.


    Em 1969, o então Prefeito Paulo Portela, construiu quatro salas de aula, uma pequena cozinha, dois banheiros e uma sala para os professores no terreno doado por Cesare Raffo, filho do patrono da escola.
 
(Sr. Cesare Raffo)


     As salas de aula funcionavam como escolas separadas, cada uma tinha um nome: Primeira Escola Mista, Segunda Escola Mista, Terceira Escola Mista e Quarta Escola Mista do Bairro da Goiabeira, no período da manhã.
 
     No período da tarde funcionavam a Primeira Escola Mista    Anexada    e a   Primeira Escola  Mista de Emergência, dirigida por uma inspetora escolar auxiliar, cabendo à professora todas as funções de uma escola.

      Em abril de   1971, as Escolas Mistas    do Bairro da    Goiabeira passaram a ser chamadas de G.E.S.C. – Grupo Escolar do Bairro da Goiabeira, tendo como primeira diretora Viviane Domschke Galvão de Oliveira, pois era a única professora da escola que tinha o curso universitário naquela época.

    Sentindo a necessidade de um nome para o grupo escolar, Viviane entrou em contato com o deputado estadual Salvador Julianelli que, juntamente com a biografia do professor doutor Giovanni, entrou com um projeto de lei na Assembléia Legislativa de São Paulo e ficou decidido que a escola passaria a se chamar “Grupo Escolar Giovanni Battista Raffo”, em homenagem à pessoa que com seu trabalho e dedicação, praticamente formou o bairro.

     Quando o  governo decretou a lei em que todas as escolar deveriam ter de 5ª a 8ª séries, tornou-se E.E.P.G. “Prof. Dr. Giovanni Battista Raffo”, em 1976.

     Em 1979, a primeira turma de formandos continha apenas doze alunos e hoje a escola abriga cerca de 850 alunos, entre os períodos da manhã, tarde e noite com o supletivo.
 
(Placa Inaugural do atual prédio de nossa escola)

     Escola esta que vem proporcionando aos alunos e à comunidade cultura, lazer e educação, para que todos possam ter um futuro digno e serem chamados de “CIDADÃOS”.

______________________________________________________________________________________________


QUEM FOI GIOVANNI BATTISTA RAFFO ? 

(UM POUCO DA HISTÓRIA DO NOSSO PATRONO) 






O  Professor  Doutor  Giovanni Battista  Raffo,  nasceu na  cidade  de Chiavari, província de Gênova, na Itália em 10 de Janeiro de 1883 e faleceu em 10 de dezembro de 1967, aos 84 anos de idade. Era filho de Luiz Raffo e Emma Peloso Raffo, tradicionais viti-vinicultores e exportadores de vinhos na Itália. Fez o curso primário e secundário em sua cidade natal.
                
Em  1907, aos 24 anos, fez a Universidade de Milão, Itália, onde laureou-se com o título de Doutor em Letras.
               
Em 1914 foi transferido para o Brasil a fim de participar da Fundação Colégio Ítalo-Brasileiro “Dante Alighieri, em São Paulo, onde assumiu como catedrático as cadeiras de Latim e Grego, tendo lecionado ainda as matérias de Geografia Universal, Geografia e Merceologia até 1946.
              
Em   1921, escolheu  a cidade de Suzano, então chamada de São Sebastião do Guaió,  para dedicar-se à Viti-vinicultura adquirindo terras denominadas “Fazenda Grande Oriente”, hoje Fazenda Viaduto, do qual foi desbravador, além de pioneiro da viti-vinicultura  Suzanense.
                
Em 1929, adquiriu do Sr. Tomé Marques Figueira uma gleba de terras  localizada no bairro da Goiabeira, às margens da antiga estrada da Adultora Rio Claro, onde concretizou em definitivo seu sonho implantando a “Indústria de Bebidas Raffo”.
                
Em 1962, como testemunho de sua gratidão a Deus, por ter atingido seus ideais, e por amor aos moradores do seu bairro, ergueu a Capela de Nossa Senhora Aparecida no Bairro do Raffo.














10 comentários:

  1. O passeio foi maravilhoso!! Obrigado galera do GBR. Bjkassssssss....Profº Andréa.

    ResponderExcluir
  2. Como não me emocionar??? O GBR faz parte da minha história, faz parte da minha vida. José Gilliard, Lindomar, Elton, Rosilene, onde estão? Como estão? Que saudades!!!

    Obrigada, Profª Verônica...ficou muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Verônica9 de junho de 2013 às 10:16

      Professora Sonia, você faz parte dessa história com seus mais de 25 anos de trabalho, dedicação e amor pelo que faz ! Parabéns !!

      Excluir
  3. Parabéns pelo blog, o layout e as cores deixaram o blog muito bonito. Gostei muito do resgate que fizeram da história da escola e do patrono.

    PCNP de História - DRE Suzano
    Gelson Rocha

    ResponderExcluir
  4. Ana Carolina Nogueira13 de junho de 2013 às 16:41

    Maravilhoso esse blog,gostei muito dá história da escola,das fotos dos projetos realizados pelos alunos..de tudo!..Adorei!!!
    Parabéns..ProfªVerônica

    ResponderExcluir
  5. bom é muito emocionante voltar ao tempo lembro-me como se fosse hoje eu Lindomar Elton e a Rosilene em uma materia muito especial que foi fala um pouco da hitoria de nossa eterna escola e como nao falar da nossa Mae professora Sonia um ABRAÇO A TODOS
    ASS: GILLIARD

    ResponderExcluir
  6. bom é muito emocionante voltar ao tempo lembro-me como se fosse hoje eu Lindomar Elton e a Rosilene em uma materia muito especial que foi fala um pouco da hitoria de nossa eterna escola e como nao falar da nossa Mae professora Sonia um ABRAÇO A TODOS
    ASS: GILLIARD

    ResponderExcluir

Obrigada por participar ....